O estresse com excesso de carga de trabalho é caracterizada por demandas excessivas, longas jornadas, prazos curtos e outras questões que estressam os colaboradores. Além disso, essa sobrecarga pode afetar negativamente os domínios físico e cognitivos, uma vez que o corpo humano possui suas limitações e desrespeitá-las pode aumentar as chances de adoecimento mental com consequências irreversíveis.
O excesso de trabalho também pode ter um impacto negativo na empresa, pois os funcionários que não estão em boas condições físicas não conseguem produzir de forma ideal e alcançar bons resultados.
Os principais sinais de identificação de sobrecarga de trabalho são principalmente quedas repentinas de produtividade sem motivo aparente, dores aleatórias no corpo, dores de cabeça, ansiedade e medos excessivos, alterações no horário do sono e da alimentação. Circunstâncias que deveriam ser excepcionais, como jornadas estendidas de trabalho, prazos curtos de entrega de projetos e taxas excessivas cobradas para atingir metas, se repetem em muitas empresas.
Algumas das causas mais comuns de sobrecarga de trabalho são:
. Tarefas para “ontem”
. Aumento de trabalho sem aumento de pessoal
. Metas irrealistas
Somente uma equipe feliz entregará os melhores resultados, por isso é importante acompanhar tudo de perto, a atenção consistente aos colaboradores e ao seu desenvolvimento pessoal e profissional é fundamental para a saúde da empresa e para evitar o estresse e sobrecarga de trabalho.
Renato Silva.
Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho.