Palavra do Presidente

Waldir Ferreira - Presidente - Sintracoop-DF

Waldir Ferreira – Presidente – Sintracoop-DF

Por muitos anos, os trabalhadores em Cooperativas do Distrito Federal lamentaram o fato de não terem uma entidade de classe. Em que pese suas pecualiaridades, nossa categoria sempre foi tolhida no seu direito de ter sua representação específica. Com isso, os trabalhadores nos diversos ramos cooperativistas no DF, perderam anos em que poderíamos ter avançado muito nas conquistas de direitos coletivos.

Enquanto no estado do Paraná, os trabalhadores em cooperativas iniciaram sua organização sindical no comecinho dos anos 90, aqui no DF nós sempre fomos representados por entidades genéricas. Não à toa, os paranaenses contam hoje com uma formidável estrutura de mobilização e tem muita consciência da importância de se ter e fortalecer o sindicato específico de  sua categoria. Sob a liderança do líder sindical Mauri Viana, os trabalhadores paranaenses, posteriormente unificados aos de Minas Gerais e São Paulo, iniciaram a construção da FENATRACOOP – Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil.

Registrada no Ministério do Trabalho desde 2009, a Federação foi a peça fundamental para a construção dos sindicatos em outras estados brasileiros. Em 2010, apoiados decisivamente pela FENATRACOOP, um grupo de trabalhadores iniciou a construção de um sonho que sempre pareceu impossível: uma entidade específica de trabalhadores em cooperativas aqui em Brasília. E, finalmente, no dia 03/04/2011, nascia o SINTRACOOP-DF – Sindicato dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas do Distrito Federal.

Desde o começo fomos  duramente combatidos por sindicatos alheios à categoria, por entes de governo e até setores patronais, que ainda não compreendiam a importancia de uma entidade sindical laboral específica. Fomos obstaculizados até o limite por vias políticas, administrativas e jurídicas. Mas não desanimamos. E, finalmente, no dia 30/08/2016 o nosso registro foi publicado pelo Ministério do Trabalho no Diário Oficial da União.

O segmento cooperativista que é regido por uma lei própria – LEI Nº 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1971 – que tem um Sistema “S” próprio – SESCOOP – sindicatos patronais específicos em todas as unidades da federação – OCBs estaduais – e até uma confederação sindical patronal – CNCOOP – não pode prescindir das entidades de classe                                                                                                                                   de seus trabalhadores.

Quanto à nós, precisamos nos conscientizar da nossa condição de assalariados. Só ampliaremos as nossas conquistas através da unidade, da mobilização e da luta. É necessário que todos os trabalhadores em cooperativas no DF compreendam que o SINTRACOOP é uma ferramenta coletiva e só será forte se estiver amparado por sua categoria. De nossa parte, digo em nome da diretoria, que encaminharemos as decisões tomadas pelos trabalhadores sempre com muita serenidade e responsabilidade. Defendemos o sindicalismo de resultados, sempre com o compromisso e a consciência de que temos lado: o dos trabalhadores.

Pra finalizar, gostaríamos de agradecer, primeiramente, aos trabalhadores em cooperativas no DF, que ousaram sonhar; agradecer e parabenizar aos diretores e diretoras da nossa entidade; agradecer, imensamente, ao grande companheiro Mauri Viana, visionário e maior liderança da nossa categoria, pelo apoio irrestrito desde o primeiro momento; à FENATRACOOP e seu departamento jurídico e aos sindicatos co-irmãos da categoria de todo o país. Sonhando, acreditando e, principalmente, lutando por dias melhores, sigamos em frente; afinal, já disse o poeta, o caminho se faz caminhando.

Waldir Ferreira – Presidente

2016 Desenvolvido com Wordpress, Baseado em Goodnews - WebMaster: Silvio R. C. Rodrigues Fenatracoop